Como Colocar o Ombro no Lugar: 6 Técnicas para Posicionar o Ombro

Ombro deslocado é algo bem mais comum do que você pode imaginar, que ocorre quando a cabeça do úmero se desloca da escápula.

Em outras palavras, quando o osso da parte superior do braço se desloca do osso da parte posterior do ombro.

Pode ser causado por uma série de fatores, como um traumatismo, uma queda em cima do ombro ou mesmo uma articulação mais “frouxa”.

Se você já passou por isso, sabe que a dor é muito forte, e mal consegue levantar e movimentar o braço.

E quais técnicas utilizadas para colocar ombro no lugar?

Como colocar o ombro no lugar: técnicas para posicionar o ombro no lugar

Quando se trata de colocar o ombro no lugar, os ortopedistas podem usar diversas técnicas para recolocar a articulação no lugar, que é chamado de redução.

Técnica 1 de como colocar o ombro no lugar: Técnica de Davos

Essa manobra é feita com o paciente sentado em uma cama, e o profissional solicita para que ele dobre o joelho no lado do ombro deslocado e coloque o pé sobre a cama.

Em seguida, o profissional envolve as mãos do paciente com uma tira elástica, amarrando ambas e ao joelho, de forma a manter as mãos nessa posição.

Nesse momento, o profissional se senta em cima do pé da pessoa e pede para que ela incline a cabeça para trás.

Quando ela faz isso, a pressão exercida sobre o ombro afetado, ajuda para que o ombro volte para o lugar.

Técnica 2 de como colocar o ombro no lugar: Técnica de Cunningham

No início, uma massagem é realizada nos músculos da região posterior do braço e do ombro, e em seguida, o profissional se coloca diante do paciente e pede para que ele coloque a mão no seu ombro.

Depois, ele pede para o paciente encolher os ombros, com a finalidade de fazer com que as escápulas encostem uma na outra.

Ao provocar o relaxamento dos músculos, isso permite colocar o ombro no lugar.

Técnica 3 de como colocar o ombro no lugar: Técnica de Manipulação da Escápula

Nessa técnica de como colocar o ombro no lugar, o paciente pode ficar sentado ou deitado. No caso de ficar deitado, a cama deve ser elevada a 90º. 

O profissional direciona a extremidade inferior da escápula para a coluna, com o objetivo de rotacionar e puxar, ou até pressionar levemente o braço.

Técnica 4 de como colocar o ombro no lugar: Técnica de Stimson

A técnica de Stimson consiste em fazer o paciente se deitar de bruços sobre uma cama, deixando o braço do ombro deslocado pendurado na lateral.

Em seguida, o profissional fixa pesos no pulso do paciente e após 30 minutos, os músculos do ombro estão relaxados a tal ponto que o ombro seja recolocado no lugar.

Técnica 5 de como colocar o ombro no lugar: Técnica de Hennepin

Nesse caso, o profissional flexiona o braço no cotovelo e, em seguida, roda lentamente o braço, distanciando-o do corpo.

Também é conhecida como rotação externa.

Técnica 6 de como colocar o ombro no lugar: Técnica de FARES

O paciente se deita de barriga para cima, com o cotovelo estendido, e o braço junto ao corpo.

Nesse momento, o profissional segura o braço do paciente na altura do pulso, afastando lentamente o braço do corpo.

Enquanto isso, move o braço da pessoa em movimentos para cima e para baixo, bem devagar, o que favorece o relaxamento dos músculos.

Essas são as principais técnicas de como colocar o ombro no lugar

Na verdade, não existe uma melhor que a outra, e cabe ao profissional, geralmente o ortopedista de ombro, avaliar qual é a mais eficaz para cada caso.

Agora, nunca tente colocar o ombro no lugar sozinho, porque pode piorar a lesão e um tratamento que poderia ser simples, pode se tornar algo mais complicado!