Dor no ombro que irradia para o braço

Nos últimos tempos, você tem notado uma dor no ombro que irradia para o braço? Se sim, é bem provável que você sinta dificuldade ou desconforto na hora de realizar algumas ações básicas do dia a dia. Então, não seria melhor você saber como tratar ou quais as possíveis causas? Então, para saber, é só continuar nesse artigo.

Se você está sentindo uma dor no ombro que irradia para o braço, saiba que há várias causas que podem acometer essa dor. No entanto, descobrir as possíveis causas é a principal forma de saber como tratar. Sendo assim, para aprender mais sobre esse assunto, é só conferir essa matéria.

É normal sentir dor no ombro?

Não que seja normal, pois nenhuma dor deve ser considerada desse jeito. Contudo, devido às características anatômicas dos ombros, esse problema pode se tornar um pouco mais comum, por exemplo.

O ombro é uma das articulações que mais possui movimento. E, devido a isso, ele está mais suscetível a sofrer lesões, como deslocamentos e tendinites. Ou seja, não é normal sentir dor no ombro que irradia para o braço. Mas, devido a repetição de movimentos, torna-se mais comum.

Então, pessoas que movimentam de forma mais constante os ombros, são mais prováveis de sofrer tais lesões. Não é à toa que nadadores e jogadores de vôlei são mais propensos a desenvolver essa dor. Fora isso, não podemos deixar de citar que, a partir dos 50, o tendão passa a sofrer pressão da cabeça e do úmero.

Popularmente, chama-se esse problema de “Bursite do ombro”. Em suma, trata-se de um processo degenerativo ocasionado pela falha na adaptação do ser humano em relação a sua postura. Ou seja, o fato de manter os braços para baixo e, como consequência, tracionar o tendão o tempo todo.

O que pode causar dor no ombro que irradia para o braço?

Sentir dor no ombro que irradia para o braço é um sintoma um pouco genérico, uma vez que isso pode indicar uma série de problemas. Então, para obter uma precisão melhor de qual é o seu diagnóstico, o ideal é sempre procurar por um especialista.

No entanto, podemos afirmar que a dor no ombro pode se originar tanto por causa traumáticas como não traumáticas. Na primeira situação, a mais comum é a bursite ou tendinite. Contudo, é possível identificar outras patologias que provocam essa dor no ombro que irradia para o braço.

Então, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre algumas patologias que têm alguma relação com o fato de você sentir essa dor no ombro.

Luxação no ombro

Se você sente uma forte dor no ombro que irradia para o braço, um dos indicativos é a luxação. Isso ocorre quando o osso sai da posição normal, que é na articulação do ombro. Ainda que a luxação seja mais comum em pessoas que fazem esportes, qualquer um pode ser acometido por ela.

Então, pense um pouco: nos últimos dias, você levantou algum objeto muito pesado, da forma incorreta, ou sofreu alguma queda onde o seu corpo caiu sob seus ombros? Se sim, é bem provável que essa dor no ombro que irradia para o braço seja luxação.

Se for esse o caso, você deve procurar um médico, a fim de recolocar o braço no local devido. Raras são às vezes em que isso ocorre naturalmente. Mas, de qualquer forma, é bom procurar um profissional.

Osteoporose

Se a dor no ombro que você sente é acompanhada de dor em outros locais com ossos, como nas pernas, é um dos sinais de osteoporose. Esse problema é mais comum em mulheres com mais de 50 anos que estão na menopausa.

Mas, mesmo sendo o mais comum, não é restrito a elas. Como a osteoporose é causada pela diminuição da massa óssea, o seu tratamento geralmente é feito através da ingestão de alimentos ricos em cálcio ou suplementação de vitamina D, por exemplo.

Distensão muscular

A principal característica da distensão muscular é sentir dor no ombro que irradia para o braço. Na grande maioria das vezes, isso ocorre após uma queda, pancada ou esforço na academia. Além da dor, pode acontecer de a região lesionada ficar inchada.

Nesses casos, recomenda-se fazer uma compressa fria no local da dor, mas isso apenas durante as primeiras 48h. Após esse período, o mais indicado é fazer compressa morna, geralmente com duração de 20 minutos, de 1 a 2 vezes ao dia.

Lesão do manguito rotador

Apesar do nome um pouco incomum, esse tipo de lesão acontece com certa frequência. Nesse caso, é sinal de que existe uma lesão nas estruturas que ajudam a estabilizar o ombro e, por isso, é normal sentir dor no ombro que irradia para o braço.

Além dessa dor, outro sintoma é a dificuldade ou fraqueza para elevar os braços. Nessa situação, o repouso é o mais indicado. Mas, em casos mais sérios, uso de gelo e sessões de fisioterapia também são indicadas. 

Artrose

Se você está sentindo uma dor no ombro que irradia para o braço, e possui mais de 45 anos de idade, saiba que a artrose é bem comum. Essa dor perdura por algumas horas, além de haver a possibilidade de sentir areia nas articulações.

São sintomas bem específicos que podem resultar em estalos enquanto você se movimenta. Para tratar a artrose, usa-se medicamentos para aliviar a dor, que são indicados pelo médico especializado. Ademais, o tratamento é demorado e, caso seja muito grave, a intervenção cirúrgica se torna necessária.

Tendinite

Dor no ombro que irradia para o braço também pode ser sinal de tendinite. Esse tipo de problema acontece quando a pessoa faz movimentos repetidos ou precisa elevar os braços várias vezes ao dia. É por isso que professores, pintores e serventes são mais acometidos pela tendinite.

No caso da tendinite, a dor pode se concentrar mais perto do cotovelo ou do ombro, além de irradiar pelo braço. Uma compressa fria é uma boa alternativa para parar a dor. No entanto, para resolver o problema de vez, indica-se fazer algumas sessões de fisioterapia, que duram pouco mais de um mês, a depender do caso.