A articulação do ombro envolve muitos tendões e músculos, como o manguito rotador. E a cabeça longa do bíceps. Mas como saber se o tendão do ombro está inflamado?

Quando estes tendões se inflamam, dói muito e fica difícil mexer o braço. Isso é a tendinite no ombro. Saber os sinais é importante para tratar cedo e evitar piores lesões.

Você pode notar dor crônica, inchaço, e também a dificuldade de fazer coisas do dia a dia. Fazer exercícios específicos, tomar medicamentos e fazer fisioterapia ajuda a tratar e prevenir a tendinite.

O que é tendinite no ombro?

A tendinite no ombro é uma inflamação. Ela acontece nos tendões dessa articulação. Isso ocorre ao usar muito o ombro. Como resultado, os tendões ficam inchados. Existem dois tipos principais de tendinite nesta área.

Tendinite bicipital

A tendinite bicipital pode vir com a idade. Também vem se o tendão supra-espinhal rompe. Isso causa inflamação no tendão bicipital. Os sintomas são: dor, sensibilidade, inchaço, e dificuldade de mexer o ombro. Esses são sinais de que o tendão bicipital está inflamado.

Tendinite do manguito rotador

A tendinite do manguito rotador inflama os músculos e tendões que mexem o ombro. Má postura, ativar muito o ombro, esportes, lesões ou até doenças autoimunes podem causar isso. Os sintomas são: dor muito forte, menos movimentos e sinais de inflamação nos tendões do ombro.

Tratar a tendinite bicipital ou do manguito rotador inclui descanso. Tomar anti-inflamatórios. Fazer fisioterapia. Em casos sérios, será necessária cirurgia. É essencial achar e tratar a causa da tendinite para melhorar e evitar futuros problemas.

Causas e sintomas de tendinite no ombro

A tendinite no ombro acontece devido à inflamação dos tendões nessa área. Isso causa dor forte e atrapalha os movimentos. A causa mais comum é o uso exagerado do ombro em atividades repetitivas ou exercícios mal feitos.

O que causa tendinite no ombro?

Entre as causas estão:

• Uso exagerado do ombro no trabalho, esporte ou em casa, fazendo sempre os mesmos movimentos.
• Exercícios sem se aquecer ou se condicionar direito.
• Ficar com a postura errada por muito tempo, o que cansa mais os tendões.
• Com a idade, os tendões ficam mais frágeis e suscetíveis a inflamações.

Sintomas da tendinite no ombro

Os sintomas que você pode notar na tendinite do ombro são:

• Dor forte no ombro, que pode chegar até o braço.
• Difilculdade para mover o ombro, o que atrapalha no dia a dia.
• A região do ombro pode ficar inchada e quente.
• O local inflamado pode ficar vermelho.
• Dor durante a noite, o que atrapalha o sono.
• Formigamento ou dormência no braço.

Se virar esses sintomas em você, é bom procurar um ortopedista. Um médico pode dar um diagnóstico e começar o tratamento certo para a tendinite.

Como identificar a inflamação no tendão do ombro

Uma inflamação no ombro pode ser sinal de vários problemas. Entre eles estão a tendinite, bursite e ombro congelado. Para saber se é tendinite, fale com um médico ortopedista. Ele vai ver seus sintomas e histórico de saúde. Depois, fará um exame físico para ter certeza.

Tipos de inflamação no ombro

Vários tipos de inflamação podem atacar o ombro. Os principais são tendinite, bursite e capsulite adesiva. A tendinite afeta um ou mais tendões. Já a bursite é a inflamação das bolsas que funcionam como almofadas entre ossos e tendões. Por fim, a capsulite adesiva deixa a cápsula articular muito rígida e dolorida.

Como funciona o diagnóstico?

Descobrir se houve tendinite no ombro requer um bom exame. O ortopedista irá perguntar sobre seus sintomas e o que você faz fisicamente.

Depois, olhará detalhadamente seu ombro. Ele verá sua capacidade de se mover, sua força e os pontos doloridos. Às vezes, ele pedirá um raio-x, ultrassom, tomografia ou ressonância magnética para ver melhor. Esses exames mostram o que está acontecendo com o tendão e se há danos.

Como saber se o tendão do ombro está inflamado

Sentir uma dor intensa na região do ombro é sinal claro de inflamação. Essa dor pode se espalhar para o braço ou as costas. Junto com a dor, a área pode inchar, ficar vermelha e quente. Você também pode notar que seus movimentos estão mais limitados.

Quando o tendão está inflamado, você achará difícil fazer coisas normais. Por exemplo, levantar o braço para cima ou carregar coisas. Isso pode trazer fraqueza nos músculos e até afetar seu sono por causa da dor.

Se esses sinais aparecerem, busque ajuda médica. Um ortopedista fará um check-up e poderá pedir exames. Radiografias, ultrassons ou ressonâncias magnéticas ajudarão a descobrir a causa e o dano no tendão.

Tratamento para tendinite no ombro

O tratamento inicial foca em diminuir a dor e inflamação no ombro. É crucial descansar para evitar a piora do problema.

Os médicos costumam receitar remédios para dor e inflamação. Outras opções incluem terapias como infiltração de corticoides e fisioterapia. A fisioterapia ajuda com exercícios de fortalecimento e a melhorar a movimentação do ombro.

A fisioterapia pode usar gelo e massagens para diminuir a dor do ombro. O tratamento também inclui o uso de ultrassom para aliviar a inflamação. Os exercícios aplicados são importantes para fortalecer a área e evitar mais dor.

Se os métodos básicos não funcionarem e houver outras doenças associadas, a cirurgia pode ser necessária. Mas, esta opção é sempre a última a ser considerada. Primeiro, o médico tentará os tratamentos mais suaves.

Fazer exercícios certos é vital para diminuir a dor e evitar que a tendinite volte. Seu médico ou fisioterapeuta deve indicar que atividades físicas você pode fazer. Eles vão criar um programa personalizado para você.

Prevenção de tendinite no ombro

Para evitar tendinite no ombro, faça algumas coisas simples. Evite fazer o mesmo movimento muitas vezes. Isso pode inflamar os tendões. Manter a postura correta é bom para não sobrecarregar o ombro.

Antes de se exercitar, aqueça bem o ombro. Isso prepara os músculos, diminuindo o risco de lesões. Fazer exercícios para fortalecer o ombro também é importante.

Alongue os ombros regularmente. Isso mantém a flexibilidade e previne inflamações. Se o ombro doer muito, veja um médico ortopedista logo. Isso evita que o problema piore.

Quando procurar um médico

Se o seu ombro dói muito, mesmo com remédios, vá ao médico. Eles vão descobrir o motivo e te ajudar. Médicos especializados em ombro podem diagnosticar e tratar várias condições, como tendinite e bursite.

Sinais que você precisa ver um médico são dor forte que não para com descanso, inchaço, dificuldade para mexer o braço, ou queda recente. Esses sintomas podem mostrar uma lesão séria que precisa de cuidado rápido.

Os médicos podem pedir exames, como raio-x ou ressonância magnética, para ver melhor o seu ombro. Depois de saber o que é, eles vão escolher o melhor tratamento. Pode incluir remédios, sessões de fisioterapia, ou até cirurgia em casos mais complicados.