Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre atividade física e exercício físico, e algumas acreditam que se trata da mesma coisa.

De uma forma bem simples: a atividade física é todo movimento que envolve os músculos esqueléticos e que provoca um gasto energético.

Já o exercício físico é um tipo de atividade física planificada e estruturada e que é feita  com o objetivo de melhorar ou manter um ou vários componentes físicos.

Apenas lembrando que antes de começar a fazer qualquer exercício físico, é importante consultar um médico para checar se está tudo bem com a sua saúde.

Por exemplo, se você sofre com dores nas costas, vale a pena ver um ortopedista especialista em coluna para orientar quanto aos exercícios mais adequados.

Se você é uma das pessoas que ainda confunde atividade física com exercício físico, aprenda agora as principais diferenças.

O que é atividade física?

Para você entender melhor qual a diferença entre atividade física e exercício físico, vamos mostrar cada um desses conceitos separadamente.

Atividade física é toda atividade que coloca o corpo em movimento, como:

  • Fazer uma caminhada;
  • Limpar a casa;
  • Subir e descer escadas;
  • Fazer jardinagem;
  • Passear com o cachorro…

Além disso, as atividades físicas têm uma intensidade de leve à moderada, e sem dúvida, tem muitas vantagens, mas alguns benefícios para a saúde só podem ser obtidos através de uma atividade física mais intensa.

Logo, esse benefício a mais da atividade física mais intensa, é possível com a ajuda de exercícios físicos.

O que é exercício físico?

O exercício físico é uma atividade física sistemática. Por consequência, ele tem uma duração específica e com sequências de movimentos para diferentes partes do corpo.

Além disso, o exercício físico é um aliado importante para aqueles que desejam ganhar massa muscular e melhorar a saúde do sistema cardiovascular.

Estimula também o sistema imunológico, que fica mais forte para combater as doenças.

Saiba que a obesidade é também uma doença que pode ser evitada fazendo exercícios físicos, pois ajudam a controlar o colesterol.

Quando você se exercita, hormônios que ajudam a prevenir a depressão são liberados, contribuindo também para aliviar a ansiedade e o estresse. 

Portanto, exercício físico se refere às atividades físicas que nós temos a intenção de repetir várias vezes por semana, senão todos os dias, com o objetivo de melhorar nossa condição física, nossa composição corporal ou nossa saúde.

Ou seja, é uma atividade física planificada e controlada, como:

  • Ciclismo;
  • Corrida;
  • Natação;
  • Ginástica…

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Há muitas diferenças entre atividades físicas e exercícios físicos, e embora parecidos porque precisam dos movimentos do seu corpo, não são a mesma coisa.

As atividades físicas são benéficas para a saúde, mas não conseguem substituir os exercícios desenvolvidos para te manter em boa forma física, assim como para proporcionar uma boa saúde durante muito tempo.

Além disso, nenhuma atividade física não pode ser concebida especificamente para determinadas partes do corpo, ao passo que é possível ter exercícios direcionados para cada área do seu corpo.

Por isso que existem diferentes exercícios para o abdômen, pernas, braços, coluna…

Todos os exercícios físicos são atividades físicas, mas todas as atividades físicas não são exercícios físicos.

Por outro lado, o treinamento físico é composto por exercícios físicos, porém, executados com um planejamento mais rígido.

Enfim, quando se trata de dizer qual a diferença entre atividade física e exercício físico é basicamente uma questão de intensidade, regularidade e com um objetivo mais direcionado.

Mas ambos possuem semelhanças como: você pode conciliar com as suas viagens, inclusive muitos passeios são um tipo de atividade física, veja mais sobre viajar no site Marco Zero .

Por que é importante praticar uma atividade física ou exercício físico?

Entendendo agora qual a diferença entre atividade física e exercício físico, por que é importante se manter mais ativo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo é o quarto fator de risco de mortalidade, depois da hipertensão, tabagismo e taxa de açúcar elevada no sangue.

Todo mundo, seja jovem, adulto, idoso, homem ou mulher, com ou sem problemas de saúde, deve se movimentar todos os dias.

Praticar uma atividade física é acessível a todos, mas adaptar sua prática em função das suas capacidades e de seus interesses, não é sempre fácil.

O sedentarismo, juntamente com uma alimentação inadequada causa diversos prejuízos à saúde: obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão, etc.

Por isso, é fundamental praticar uma atividade física ou exercício físico, e para potencializar os resultados, a dica é contar com o apoio de um nutricionista esportivo, a fim de elaborar uma dieta para suprir todas as suas necessidades.

Também é aconselhável ajustar a intensidade e o esforço em função do estado de saúde da pessoa e claro, dos seus objetivos.

Atividade física é melhor que exercício físico?

Seja a atividade física ou o exercício físico, ambos podem melhorar sua saúde e o risco de desenvolver o risco de uma série de doenças.

Enquanto que o exercício contribuirá para desenvolver a força muscular e aeróbica, o aumento da atividade física regular também apresenta muitas vantagens.

Pode ajudar a otimizar a condição cardiorespiratória e muscular, melhorar a saúde dos ossos e reduzir o risco de depressão.

Independentemente de ser uma atividade física ou exercício físico, tenha em mente que qualquer uma que você escolha, desde que feita de forma regular, pode melhorar sua qualidade de vida.

E se você tiver algum problema de saúde, não deixe de consultar um médico antes de começar.

Vamos supor que você tem uma tendência a problemas no ombro. A dica é marcar uma consulta com um ortopedista especialista em ombro, pois assim você poderá prevenir lesões.

Como preparar seu corpo aos exercícios físicos?

Antes de falarmos sobre os aquecimentos necessários para um bom exércicio físico, é importante destacar que é de extrema importância uma boa alimentação antes do treino e depois também. Ele será responsável por fornecer energia para que o seu corpo consiga se movimentar. Você não precisa do melhor curso de nutrição online para isso, com o básico, você consegue se alimentar bem na sua casa mesmo.

O corpo necessita estar bem preparado antes da prática de um exercício físico.

Essa preparação, chamada de aquecimento, tem o objetivo de aquecer os músculos e aumentar os batimentos cardíacos em relação ao estado de repouso.

Isso permite diminuir os riscos de lesões musculares e melhorar a amplitude dos movimentos.

Saiba que escolher exercícios físicos em função do nível da condição física é essencial.

Você pode fazer testes de condição física, assim como passar por uma avaliação com um fisioterapeuta, avalia-se o que deve-se reforçar.

Tenha em mente que praticar um exercício físico, pelo menos 30 minutos por dia, recomenda-se muito.

Portanto, deve-se escolher a intensidade de sua atividade para adapta-se às suas capacidades físicas.

Como você viu, movimentar seu corpo pode fazer toda a diferença, não só na sua saúde física, mas mental. Então, comece a exercitar-se hoje mesmo!

Leia também: Médico especialista em ossos: qual o nome e especialidades?