Dor no ombro rigidez ou fraqueza podem dificultar a realização de tarefas cotidianas, como pegar algo em uma prateleira alta, dirigir um carro ou até mesmo escovar o cabelo.

Descobrir o que há de errado com seu ombro dolorido é o primeiro passo para melhorá-lo. Infelizmente, há uma grande lista de causas potenciais. (Afinal, seu ombro é uma articulação bastante complicada.)

Para quebrar seu possível colapso do ombro, vamos recorrer ao cirurgião ortopédico Mark Schickendantz, MD.

Como saber se a dor no ombro é grave

Se você tem um problema no ombro, a articulação tão usada não é exatamente tímida em compartilhar a notícia. Mas onde está a linha entre dores gerais e uma lesão que pode merecer atenção médica?
Aqui estão os sintomas que muitas vezes servem como sinais de alerta de uma lesão no ombro:

• Dor súbita e aguda.
  • Diminuição da amplitude de movimento.
  • Dor junto com inchaço, pressão ou hematomas.
  • Dor constante ou dor que continua a piorar.
  • Dor que o impede de adormecer ou o acorda.
  • Sem alívio da dor após vários dias de descanso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios de venda livre.

Condições comuns que causam dor no ombro

Então, o que pode estar causando toda essa dor em seu ombro? Aqui estão 11 possíveis razões para o seu desconforto repentino.

Lesões do manguito rotador

Seu manguito rotador muitas vezes é falado como se fosse apenas 1 coisa. Na realidade, porém, é uma coleção de quatro pequenos músculos e uma rede de tendões que trabalham juntos para ajudá-lo a levantar e mover os braços.

Esses músculos e tendões trabalham para manter a bola do osso do braço na cavidade do ombro. É um trabalho difícil, com desgaste inevitável, que pode levar a:

Lágrimas do manguito rotador

Esta lesão é exatamente o que parece. É uma lágrima – parcial ou total – de um tendão do manguito rotador conectado ao osso do braço.

Seu tendão pode se romper em um único evento, como cair em um braço estendido. Também pode deteriorar-se lentamente ao longo do tempo devido a um movimento repetido. (Por exemplo, um encanador que frequentemente levanta os braços acima da cabeça pode desenvolver uma ruptura do manguito rotador.)

Se você sentir dor no ombro à noite que dificulta o adormecer ou o acorda, você pode ter uma ruptura em um ou mais dos tendões do manguito rotador. “A dor noturna é a marca registrada de uma ruptura do manguito rotador”, diz o Dr. Schickendantz.

Você também pode ter esse tipo de lesão se sentir dor ao levantar o braço acima da cabeça (como ao escovar o cabelo) ou fraqueza no ombro ao tentar levantar qualquer coisa acima do nível do ombro.

O tratamento inicial geralmente envolve repouso relativo, aplicação de gelo e, às vezes, o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) de venda livre (OTC). A fisioterapia também é frequentemente prescrita.

Tendinite do manguito rotador

Dor no ombro - 11 condições e causas comuns
Dor no ombro – 11 condições e causas comuns

Tendinite do manguito rotador acontece quando os tendões da articulação ficam inflamados e irritados. A dor geralmente atinge a parte frontal e lateral do ombro. Você também pode sentir um pouco de rigidez.

“Esta condição pode ocorrer com atividades que envolvem o uso de seus braços acima da cabeça, como tênis, ioga ou pintura de um quarto”, diz Dr. Schickendantz. “Muitas vezes, a dor será pior em repouso e melhorará com a atividade.”

O tratamento geralmente envolve repouso, aplicação de gelo e uso de AINEs. A maioria das pessoas se recupera da tendinite dentro de algumas semanas.

Bursite do manguito rotador

Pequenos sacos de fluido chamados bursas realizam um trabalho importante em seu ombro. Eles fornecem lubrificação e atuam como almofadas para reduzir a fricção e o atrito à medida que seus músculos, tendões e ossos se movem.

O uso excessivo do ombro ou manter a articulação em uma posição inadequada pode agravar as bursas, levando ao inchaço e à inflamação que definem a bursite.

A lesão geralmente ocorre em conjunto com a tendinite, com dor e abordagem de tratamento semelhantes. (Diminua suas chances de lidar com a bursite usando essas dicas de vida, alongamentos e exercícios recomendados por um fisioterapeuta.)

Síndrome do impacto do ombro

Se um dos problemas do manguito rotador acima aparecer em seu prontuário médico, uma condição chamada síndrome do impacto do ombro pode ocorrer.

O inchaço de uma lesão do manguito rotador pode levar a fricção ou até mesmo a uma “beliscada” de seus músculos e tendões passando pelo espaço apertado. Este choque pode causar desconforto considerável.

Os sintomas geralmente se acalmam ao longo de semanas a meses com fisioterapia, descanso, gelo e AINEs.

Ombro congelado

Existe um nome formal – capsulite adesiva – para a condição dolorosa em que seu ombro fica rígido e não pode se mover. A maioria das pessoas, no entanto, conhece por um apelido mais descritivo: ombro congelado.

A condição ocorre quando o tecido conjuntivo na articulação esferoidal do ombro engrossa e endurece. Isso torna difícil mover o braço sem muita dor. Quanto menos você move o braço, mais o problema aumenta.

Eventualmente, seu ombro parece congelado no lugar. (Daí o nome.)

Enquanto algumas pessoas desenvolvem capsulite adesiva após uma lesão, muitas que são diagnosticadas com ombro congelado não conseguem se lembrar de uma lesão. Também é visto com mais frequência em pessoas com diabetes, doença de Parkinson e algumas outras condições por razões que não são muito claras.

O ombro congelado pode levar vários meses para resolver, mesmo com tratamento agressivo. Exercícios e alongamentos que visam a amplitude de movimento do ombro também podem ser úteis para manter os sintomas sob controle.

O início da rigidez no ombro após um período de imobilização, como usar uma tipoia para proteger o braço após uma fratura, é uma condição diferente de um ombro realmente congelado. A rigidez pós-lesão geralmente responde rapidamente à fisioterapia.

Tendinite calcária

Outra preocupação com seu ombro? Algo chamado tendinite calcificada.

Essa condição – que é menos comum – se desenvolve quando os depósitos de cálcio se acumulam nos tendões que atravessam o ombro. Quanto maiores esses depósitos crescem, mais irritação e dor eles causam.

A tendinite calcificada pode surgir diante da tendinite crônica do manguito rotador. Os depósitos geralmente podem ser vistos em raios-X. O tratamento geralmente se concentra em fisioterapia, AINEs e injeções de esteróides.

Osteoartrite do ombro

Uma dor profunda na parte de trás do ombro pode ser um sinal de osteoartrite. Essa dor segue a deterioração da cartilagem, o material de amortecimento que cobre as extremidades dos ossos.

À medida que a osteoartrite piora, a rigidez no ombro se desenvolve a ponto de você perder a capacidade de alcançar as costas. “Os pacientes costumam dizer que são incapazes de coçar as costas ou colocar um cinto”, observa Dr. Schickendantz.

Os sintomas da osteoartrite se desenvolvem ao longo do tempo. Para algumas pessoas, uma lesão no ombro por esportes ou alguma outra atividade pode desencadear um processo degenerativo que eventualmente resulta em osteoartrite.

Mas muitas pessoas não têm uma causa específica – é apenas o desgaste ao longo do tempo.

O tratamento para osteoartrite do ombro é semelhante ao tratamento para uma ruptura do manguito rotador. Se a condição for grave, você pode se submeter à cirurgia de substituição da articulação do ombro, que é semelhante à substituição da articulação dos quadris e joelhos.

Outras formas de artrite do ombro

Embora a osteoartrite possa ser a forma mais comum de artrite no ombro, existem mais alguns tipos que podem causar dor. A lista inclui:

• Artrite reumatoide. Esta doença autoimune crônica atinge as articulações do seu corpo, incluindo o ombro.
  • Artrite pós-traumática. Uma lesão no ombro pode curar, mas pode haver danos a longo prazo que se mostram mais tarde através artrite pós-traumática.
  • Artropatia lacrimal do manguito rotador. Conte esta forma de artrite entre os potenciais efeitos posteriores de uma ruptura do manguito rotador.
  • Necrose avascular. Essa condição dolorosa acontece quando algo bloqueia o fluxo de sangue para o tecido ósseo. Geralmente é causada por uma fratura ou doença.

Conheça o Instituto Ortopédico – que gentilmente elaborou este artigo.

Quando consultar seu médico sobre dor no ombro

A dor no ombro não é incomum. Dado que muitas lesões acima estão relacionadas ao desgaste geral, é fácil entender o porquê. A articulação leva uma surra na vida diária. Isso é apenas uma realidade.

Mas quando essa dor começa a afetar as atividades básicas – como estender a mão para lavar o cabelo – é hora de verificar seu ombro. Uma combinação de fisioterapia, descanso e outros remédios caseiros muitas vezes pode resolver o problema.

“As soluções estão disponíveis”, diz o Dr. Schickendantz. “Muitas vezes, é apenas uma questão de identificar corretamente o problema.”