O que pode ser dor no ombro? A dor no ombro pode ser causada por uma série de motivos, desde uma má postura até um problema musculoesquelético, infecção, tumor…

A grande mobilidade do ombro e a complexidade de seu mecanismo é o que explica as dores frequentes.

Isso porque, todo esse mecanismo complexo e a sinergia necessária para garantir um movimento adequado fazem do ombro uma das articulações mais sujeitas à instabilidade.

Portanto, as lesões no ombro podem ter origens diversas, mas uma das condições mais comuns é um problema no manguito rotador.

Para tirar todas as suas dúvidas e entender melhor o que pode estar por trás de uma dor no ombro e o que fazer para aliviar, continue a leitura e confira!

Entenda a anatomia e funcionamento da articulação do ombro

Antes de explicar o que pode ser dor no ombro, é importante entender um pouco a anatomia e o funcionamento da articulação do ombro.

Então, é uma articulação que permite realizar diversos movimentos: rotação, adução, abdução ou elevação.

Para isso, o ombro é composto de um conjunto de ossos, ligamentos, tendões e músculos. Os ossos são ligados por ligamentos, que têm o papel de manter a articulação.

Além disso, vários músculos participam dos movimentos do ombro, e um grupo muscular em particular recobre o úmero, o manguito rotador.

É o conjunto desses músculos que participa na manutenção da articulação e de seus movimentos de rotação.

As outras duas estruturas mais afetadas do ombro são as bursas e a cápsula.

Como identificar dor no ombro?

Uma dor no ombro pode ser o sintoma de diferentes condições. Uma dor isolada é um tanto difícil de identificar a sua causa.

Por exemplo, sensações de falta de mobilidade e força muscular podem ser o sinal de uma tendinite, bursite ou capsulite, sobretudo no caso de uma perda de mobilidade.

A dor no ombro também poderá ter origem em uma dor que vem do pescoço, inclusive, até mesmo algumas cadeiras para estudar, aliado à má postura, podem causar dor no ombro.

Então, como encontrar a origem do problema? 

O melhor a fazer é que assim que os sintomas surgirem, consultar um ortopedista especialista em ombro, e após avaliar o quadro, é possível determinar a causa das dores.

O tratamento direcionado para o seu problema vai otimizar os resultados e você poderá retornar às suas atividades em total segurança.

O que pode ser dor no ombro
O que pode ser dor no ombro

O que pode ser dor no ombro e como aliviar a dor?

Selecionamos aqui as condições mais frequentes que afetam o ombro e causar dor:

Tendinite do manguito rotador

A tendinite é uma condição que afeta os tendões dos músculos, e no ombro, são os tendões do manguito rotador os mais frequentemente atingidos, em razão da grande mobilidade do ombro e seu papel determinante para seu controle.

É importante mencionar que a dor pode aparecer mesmo se não houver inflamação do tendão.

No caso de dor, é recomendado modificar seu movimento para ajudar no gerenciamento da dor, e não precisa fazer o repouso total da articulação.

Você também pode aplicar gelo, pois ajuda a aliviar a dor.

Capsulite

A capsulite, também conhecida pelo nome de ombro congelado, afeta a cápsula articular, que é um tecido que envolve a articulação.

Alguns fatores poderiam explicar o surgimento da capsulite. Por exemplo, uma bursite ou tendinite não ou tratadas de forma errada, assim como uma queda ou uma fratura.

Quanto ao tratamento, geralmente desaparece naturalmente, e para aliviar as dores e acelerar o processo, a fisioterapia pode ajudar.

Bursite

Como o nome já indica, a bursite afeta as bursas, que são pequenas bolsas de líquido que têm a função de assegurar a fluidez dos movimentos e o deslizamento entre as diferentes estruturas.

Na maioria dos casos, a bursite é geralmente de origem mecânica, e ligada a utilização excessiva do ombro, como movimentos repetitivos.

Não é por acaso que a bursite está presente em esportistas, mas também em atividades profissionais que exigem uma grande mobilização do ombro.

No caso da dor, a intensidade pode variar de uma pessoa para outra, e o primeiro passo é diminuir a atividade ou o movimento que provoca essa dor.

Você também pode usar gelo, pois ajuda a reduzir a dor.

Agora, se o tratamento natural não alivia de jeito algum, o ideal é consultar um ortopedista para orientar quanto ao tratamento mais adequado.

Artrose

A artrose do ombro é uma doença que corresponde a um desgaste progressiva da cartilagem.

Embora as causas não sejam claramente identificáveis, a idade e a frequência dos movimentos do ombro fazem parte dos fatores de risco.

As dores são variáveis, podendo vir e desaparecer. Além disso, as pessoas podem sentir uma sensação de bloqueio no ombro ou estalos.

A fisioterapia pode ser uma ótima ferramenta para aliviar a dor no momento de crises inflamatórias, onde um programa adaptado de exercícios tem como objetivo ajudar o ombro a lidar com a pressão.

Conclusão

Como você viu, a dor no ombro pode ter diferentes origens, e se você estiver com dor ou sentir dificuldade em realizar movimentos simples, o ideal é consultar um médico especialista em ombro.

Geralmente, a fisioterapia é indicada, onde técnicas são utilizadas para aliviar a dor, para continuar a movimentar o ombro, para aumentar sua amplitude e força gradualmente.

Portanto, se você perceber que a dor persiste, não pense duas vezes e busque ajuda de um profissional!

Share.
Avatar de César Walsh

Economista e financeiro com vasta experiência em grandes hospitais, César Walsh, atualmente, dedica-se como hobby a produzir conteúdos na área da saúde, compartilhando insights no Ortopedista de Ombro blog.